Mangueiras Flexíveis: Como escolher a mangueira certa pra sua aplicação

Mangueiras Flexíveis: Como escolher a mangueira certa pra sua aplicação

As mangueiras flexíveis da Swagelok estão disponíveis em uma grande variedade de materiais, comprimentos e extremidades para diversos tipos de aplicações. O método S.T.A.M.P.E.D é a chave para assegurar que você escolheu a mangueira Swagelok adequada para a sua aplicação. Cada letra possui um significado, confira abaixo:

  • Size – Tamanho
  • Temperature – Temperatura
  • Application – Aplicação
  • Material – Material
  • Pressure – Pressão
  • End Connection – Conexão das extremidades
  • Delivery – Entrega
Manguerias Flexíveis Swagelok
Manguerias Flexíveis Swagelok

Tamanho

A Swagelok oferece mangueiras com diâmetros nominais de 1/8 a 2 polegadas. Nem todos os diâmetros estão disponíveis em todos os tipos de mangueira.

O tamanho também deve ser levado em consideração quando você se preocupa com as restrições de espaço.

Comprimentos muito longos ou adequações de campo podem ser obtidos com o uso de Conexões como Cotovelos, Uniões tipo Junta e Conexões JIC 37°.

Temperatura

Identifique as Temperaturas mínima e máxima às quais o conjunto da mangueira será exposto em relação ao fluido do sistema e ao meio ambiente.

Diferentes materiais de mangueiras funcionam melhor em diferentes faixas de Temperatura.

  • A mangueira de metal é a escolha ideal para temperaturas de -325 a 1000 F (-200 a 537°C).
  • A mangueira de fluoropolímero (PTFE e PFA) tem uma faixa mais estreita, de -65 a 450 F (-53 a 230°C).
  • A mangueira de nylon tem uma faixa ainda mais estreita, -40 a 200F (-40 a 93°C).

Aplicação

Quando se espera que a mangueira seja flexível ou mude de posição durante o uso, isso é chamado de Aplicação Dinâmica. Se a mangueira deve permanecer estática e não se mover em nenhum plano, isso é chamado de Aplicação Estática.

Material

Identifique o fluido do sistema e o ambiente ao qual o conjunto de mangueiras será exposto. Isto ajudará a determinar os materiais de construção mais adequados às exigências da aplicação e se a mangueira requer um núcleo com dissipador de estática.

Pressão

Identifique as pressões mínima e máxima (ou vácuo) dentro e fora do conjunto da mangueira.

Conexões das extremidades

Identifique qual tipo de conexão é mais compatível com os requisitos do sistema.  As conexões das extremidades diferem em relação aos materiais de construção e classificações de pressão.

Entrega

A Swagelok Brasil possui em seu estoque uma variedade de mangueiras e tubos de alta qualidade e, algumas vezes é possível realizar uma pequena mudança nos parâmetros de suas mangueiras, o que pode melhorar muito o tempo de entrega.

Além disso, temos o prazer de montar mangueiras personalizadas de acordo com suas especificações em nossa Célula de Mangueiras.

Conte com o suporte da Swagelok Brasil

Além dos requisitos STAMPED, você também deve saber o comprimento necessário e a limpeza necessária. Para mais informações, confira o catálogo de mangueiras.

Exemplo: Para instalações de gases em cilindros as mangueiras flexíveis são normalmente de diâmetro interno de ¼ polegada e comprimento aproximado de 1 (um) metro com acessórios.

Para informações adicionais sobre como podemos te ajudar a escolher as melhores mangueiras para a sua aplicação, entre em contato por meio do telefone (11) 5080-8888 ou do e-mail [email protected].