Pesquisar

Notícias

Conexões Dupla Anilha Aço Inox para Tubo Swagelok Como Montar Corretamente

Um sistema de fluídos, seja ele líquido ou gasoso, montado com conexões dupla anilha em aço inox para tubos, deve passar por certos cuidados desde a escolha dos materiais apropriados, dimensionamento correto da tubulação e fazer com que tudo seja montado corretamente, pois através destas tubulações e conexões passam fluídos que podem ser tóxicos, corrosivos e inflamáveis. Trata-se de segurança para a planta e para o colaborador, além de evitar prejuízos ocasionados por vazementos.

Pensando sempre na segurança e praticidade aos clientes, a Swagelok desenvolveu a Conexão Dupla Anilha para Tubo com uma tecnologia diferenciada que garante a sua estanqueidade total, se montada corretamente. No vídeo abaixo de 2 minutos, mostramos o passo a passo de como fazer a montagem da Conexão Swagelok de forma correta e apresentamos dois dos erros mais comuns de instalação que ocorrem em campo.

Primeiro Erro: Não Inserir o Tubo Até o Final da Conexão

O tubo é parte importante na instalação e no bom funcionamento da conexão. Inserir o tubo fazendo com que ele chegue até o final da conexão é extremamente importante para garantir uma montagem livre de vazamentos. Sempre tenha isso em mente quando for montar uma conexão para tubos.

Segundo Erro: Fazer o Aperto das Conexões sem Nenhum Procedimento

Seguir as instruções de aperto de uma conexão é importante para garantir uma boa montagem. Cada pessoa possui uma força/resistência diferente e isso faz com que cada conexão seja montada sem um padrão. Em alguns casos pode ocorrer ter sido apertada demais, ou em outros, estar com falta de aperto. As conexões Swagelok possuem instrução de montagem (para conexões de ¼” até 2”) de 1 ¼ de volta a partir do ponto em que se insere o tubo até o final da conexão; e aperta-se a porca com a mão. Para conexões menores (1/16” a 1/8”) a instrução de aperto é de ¾ de volta. Desta maneira, qualquer pessoa independente da sua força, vai conseguir montar a conexão de uma forma padronizada e correta. Além de ter uma padronização na montagem, ainda é possível fazer a verificação se o aperto foi feito corretamente, utilizando o calibre de inspeção.

Vejam como é simples fazer a montagem de uma Conexão Dupla Anilha da Swagelok

No nosso Treinamento de Montagem de Conexões para Tubo, você aprende todo este procedimento com demonstrações práticas, fazendo montagens com conexões e acessórios em latão e aço inox. Mas isso é apenas o começo. Você também aprenderá sobre design e função da conexão Swagelok para tubos, uma comparação de um sistema de tubos OD e um sistema de tubo schedule, selantes de rosca e lubrificantes, como selecionar e manipular tubulação e muito mais. Para maiores informações sobre este treinamento e de outros que disponibilizamos, acesse nossa página de Treinamentos Clicando aqui.