Pesquisar

Notícias

Deixe as suas bombas industriais mais seguras com um Sistema Auxiliar para Selo Mecânico

sistema auxiliar de selo mecânico
Sistema auxiliar para selo mecânico em bombas industriais da Swagelok

Sistemas de bombeamento, muito utilizados em indústrias químicas e petroquímicas, possuem um sistema auxiliar para refrigeração e/ou lubrificação dos selos mecânicos.

O que são Selos Mecânicos?

Selo mecânico é o dispositivo que impede que o fluido bombeado vaze para o meio ambiente, pois vazamentos deste tipo podem causar danos ao meio ambiente, à saúde dos colaboradores (em caso de fluidos tóxicos) e até incêndios, pois muitos fluidos bombeados são inflamáveis.

Norma API 682 para Selos Mecânicos

A falta de lubrificação ou um sistema auxiliar de selagem ineficaz podem levar ao desgaste prematuro dos selos mecânicos, por isso essas indústrias adotam como base a norma API 682, que em 2012 foi revisada para a sua 4ª edição.

Esta revisão trouxe diversas melhorias visando a automatização, facilidade de montagem, segurança dos sistemas e entre outros, como destacamos a seguir:

  • A substituição do pressostato, que são medidores de pressão analógicos, por transmissores eletrônicos para maior confiabilidade nas leituras e controles
  • A utilização de válvulas de bloqueio e purga para os instrumentos, a fim de facilitar as manutenções
  • A recomendação da utilização de tubings de instrumentação e conectores anilhados para facilitar a montagem e minimizar possíveis pontos de vazamento, além de reduzir o peso total do equipamento, já que esse é um fator importante para projetos Offshore, por exemplo.

Pensando nisso, e com base na 4ª revisão da API 682, a Swagelok desenvolveu um projeto com sistemas auxiliares para selos mecânicos padronizados para os seguintes planos de selagem: 11, 12, 13, 14, 21, 22, 23, 31, 32, 41, 51, 52, 53A, 53B, 53C, 54, 55, 62, 65A, 65B, 72, 74, 75, 76, 72/76.

Sistema Auxiliar para Selo Mecânico Swagelok

Esses padrões podem ser configurados e alterados de acordo com a necessidade específica de cada cliente, adicionando ou retirando componentes e alterando materiais de construção, se necessário.

Também foram desenvolvidos itens específicos para a aplicação, como:

  • Conectores macho estendidos, que facilitam o acesso à câmara de selagem das bombas minimizando número de adaptações.
  • Tê com poço para termômetro integrado, que aumenta a segurança do sistema impedindo a possibilidade de vazamento do fluido em caso de manutenções.
  • Flange e conector com orifício calibrado integral, que diminuem a quantidade de potenciais pontos de vazamento e eliminam a necessidade de soldas.

Para informações adicionais sobre como podemos te ajudar a deixar as suas bombas industriais mais seguras e eficientes, entre em contato por meio do telefone (11) 5080-8888 ou do e-mail [email protected].