10 dicas para melhorar o seu Sistema de Amostragem

10 dicas para melhorar o seu Sistema de Amostragem

Problemas com seu Sistema de Amostragem podem representar grandes problemas para sua planta, como: tempo de inatividade de recursos, inatividade operacional ou custos de manutenção inesperados.

Felizmente, existem várias áreas que a sua equipe pode monitorar regularmente para melhorar a eficiência do Sistema. Aprenda a diagnosticar e eliminar problemas associados ao seu Sistema de Amostragem com essas 10 dicas:

1. Evite erros simples em seu Sistema

Você pode melhorar a confiabilidade da sua amostra, eliminando erros simples de instalação em seus Sistemas de Amostragem, como válvulas de retenção invertidas bloqueando o fluxo da amostra onde não deveriam ou, até mesmo, trechos onde deveriam ter válvulas de retenção, para prevenir fluxo contrário, e não tem. E esses casos são fáceis de encontrar e remediar.

2. Reduza o volume de um gás, reduzindo sua pressão

Gases em alta pressão aumentam o volume da amostra no Sistema devido a compressibilidade do gás, gerando assim a necessidade de grandes tempos de purga no Sistema para garantir uma amostra representativa. Gases em alta pressão aumentam a possibilidade de ocorrência de condensação ou fracionamento da amostra e sem contar que todos os componentes do Sistema de Amostragem devem ser compatíveis com a pressão de gás, gerando, muitas vezes, custos maiores. Além disso, gases em alta pressão podem causar riscos a segurança devido à rápida descompressão, no caso de falha de um componente. É melhor reduzir a pressão de um gás o quanto antes, pois além de ser mais seguro, o tempo de resposta da amostra será mais rápido.

3. Coloque as amostras líquidas sob pressão

Amostras líquidas se comportam de maneira oposta as amostras gasosas. Deixar a pressão cair aumenta a possibilidade de ocorrência de vaporização ou fracionamento de componentes da amostra, fazendo com que o líquido borbulhe ou espume. É preferível manter a pressão de uma amostra líquida o mais alto possível.

4. Preste atenção nas paredes do Sistema

Quando o fluido toca a parede do tubo ou de qualquer outro componente, algumas moléculas aderem a mesma. A perda de moléculas devido à adsorção pode invalidar sua amostra, fazer que perca representatividade. Sempre escolha materiais apropriados para elementos filtrantes, membranas, paredes de tubos ou cilindros de amostragem. Além disso, considere o ambiente ao redor. Por exemplo, o Aço Inox 316 convencional pode ser danificado ao ser exposto ao ambiente salino existente em uma aplicação offshore, outros tubos podem ser enfraquecidos pela exposição aos raios UV.

5. Use vedações compatíveis

Um material que não é adequado para o seu fluído pode causar uma falha, como vazamento da amostra ou um emperramento no dispositivo de amostragem, o que leva a uma análise imprecisa.

6. Evite amostragem de linhas estagnadas

Para uma amostra representativa, certifique-se de retirá-la de uma linha de processo ativa e em execução. Lembre-se de que o tempo de amostragem também depende de quanto tempo a amostra leva para passar do processo, ponto de extração até chegar ao painel. A localização do ponto de amostragem pode, portanto, ser um aspecto crítico para o Sistema, principalmente para gases pressurizados.

7. Encontre os volumes mortos em sua linha de amostra

Problema comum, os volumes mortos – isto é, os volumes não renovados – permitem que as moléculas retidas durante uma amostragem anterior se difundam na amostra atual. Esses volumes são problemáticos porque causam uma resposta lenta do analisador e causam contaminação do seu Sistema de Amostragem.

8. Mantenha seus vaporizadores resfriados

Se o seu vaporizador estiver muito quente, ele pode ferver a amostra e fraciona-la. Certifique-se de analisar os requisitos de temperatura x pressão dos produtos químicos que estão sendo amostrados e seu impacto nos parâmetros necessários para o seu Sistema de amostragem.

9. Acelere a taxa de fluxo de amostragem

Quanto menor a vazão da sua amostragem menor será a velocidade da amostra em seu Sistema. Uma amostra lenta pode perder representatividade devido ao perfil de velocidade do fluído em regime laminar. O fluido em contato com as paredes do tubo possui velocidade tendendo a zero, dessa forma não se consegue garantir que a amostra é representativa ao processo naquele determinado momento de amostragem. Com vazões maiores o regime de escoamento do fluido tente-se a ser turbulento o que faz com que a fluido seja uma mistura rápida e assim garante a representatividade do Sistema.

10. Identifique as causas do atraso.

Se suas medições não parecem ser representativas em relação ao seu processo, você pode estar lidando com problemas de atraso na amostragem. Outros sintomas de atraso na amostragem são respostas inconsistentes, nebulosas ou inexistentes, desacordo entre analise online e laboratorial, e baixo desempenho do Sistema de controle.

Com os nossos Serviços de Inspeção em CampoTreinamentos Técnicos, a sua equipe pode eliminar erros em seu Sistema de Amostragem antes que eles ocorram. A Swagelok oferece treinamento prático para preparar profissionais de instrumentação analítica, para antecipar erros e reconhecer problemas existentes em Sistemas de Amostragem instalados, desde conhecimentos básicos, até práticas avançadas.

Caso precise saber mais sobre como otimizar o seu sistema de amostragem, entre em contato com os nossos especialistas.