Pesquisar

Notícias

Como reguladores redutores de pressão mantém pressão de saída, pressão de entrada e variação de vazão

Dois tipos de reguladores de pressão:

Existem duas grandes categorias de reguladores de pressão: os redutores de pressão e os back-pressure.

Um regulador redutor de pressão mantém a pressão de saída, pois a pressão de entrada e as condições de vazão variam.

As razões primárias do regulador de pressão:

Fornecer precisão, consistência e repetitivos abastecimentos de pressão para processos e equipamentos de processo a fim de reduzir a probabilidade de variabilidade do processo e proteger equipamentos sensíveis. Ainda que para processos e equipamento sensível à pressão funcionar corretamente, processos de fluidos de alta pressão devem ser reduzidos a uma pressão aceitável antes de entrar no ponto de uso.

Portanto, essa redução de pressão deve ser atingida através do uso de um regulador de pressão ou através de uma série de reguladores de pressão.

Contudo, se a pressão não é reduzida e controlada, o processo deve ser fechado ou equipamentos sensíveis podem ser danificados.

Três principais componentes do Regulador de Pressão

Um típico regulador possui uma entrada para o fluido, uma saída para o fluido, e um orifício pelo qual a vazão do fluido é direcionada.

Usa-se uma variedade de projetos para fabricar os componentes do regulador. Embora existam muitas opções de projetos no mercado, a maioria dos reguladores contém três principais componentes que executam funções similares independentemente do projeto:

  • o elemento de controle;
  • elemento de sensor e câmara de sensor;
  • mecanismo de carregamento.

Controle

O primeiro componente a ser mencionado é o elemento de controle, muitas vezes referido como a válvula principal, haste da válvula ou poppet, é usada para controlar a pressão de saída do fluido movendo-se para dentro e para fora do orifício.

Além disso, quando o poppet se move para dentro do orifício, o fluxo de fluido é restrito e a pressão externa diminui, por outro lado, quando o poppet se move para fora do orifício, o fluxo do fluido e pressão de saída se constrói.

Em suma, a maioria dos reguladores de pressão contém três componentes principais que desempenham funções semelhantes, independentemente do projeto:

Sensor

A câmara de sensor é a área abaixo do elemento sensor. O elemento sensor responde às mudanças de pressão na câmara de sensor.

Por isso, a haste do elemento de controle está em constante contato com o elemento de sensor. O elemento de sensor e elemento de controle movem juntos de acordo com a mudança de pressão da câmara de sensor.

Carregamento

Para fornecer a pressão de saída desejada do regulador, define-se ou ajuste-se o mecanismo de carregamento.

Resumo

  • O elemento de controle governa o fluxo movendo-se para dentro e para fora do orifício;
  • Elemento sensor detecta mudanças na pressão de saída;
  • O mecanismo de carregamento exerce força sobre o elemento sensor para contrabalançar a pressão do fluido dentro da câmara.

É importante lembrar que o regulador de pressão controla somente pressão, e não a vazão de fluido. Reguladores de pressão reagem às mudanças no fluxo de fluido, mas controlam apenas a pressão.