Pesquisar

Notícias

Como aplicar corretamente a fita PTFE em roscas NPT

Este clipe de 3 minutos mostra como aplicar corretamente a fita PTFE – um vedante de rosca usado em roscas cônicas macho como a NPT por exemplo. No nosso Treinamento de montagem conexões para tubos Swagelok, os nossos instrutores certificados pela Swagelok mostram como aplicar corretamente o vedante de rosca PTFE e outros vedantes e lubrificantes. Os participantes também aprendem sobre acessórios de tubulação, manuseio de tubulação, como instalar corretamente uma conexão Swagelok e muito mais.

Roscas cônicas (NPT) são uma das conexões mais comuns encontrados na indústria. Elas são relativamente simples de montar, no entanto, elas sempre precisam de um vedante, uma vez que possuem lacunas entre os fios de roscas entre a conexão macho e a fêmea.

Preenchendo as lacunas

Existem muitos selantes diferentes disponíveis no mercado. Um dos mais populares é a fita de PTFE. As letras representam o politetrafluoroetileno. É um filme fino que preenche as lacunas entre as raízes e as cristas de roscas de tubos cônicos. A fita de PTFE lubrifica as roscas, o que lhes permite ser mais facilmente rosqueados juntos, ao ponto de deformação, que é o que cria o selo.

A fita Swagelok PTFE fornece vedação confiável em roscas metálicas em aplicações de até 230 graus Celsius. O grande diferencial é que ela é uma fita de alta densidade comparada com as outras existentes, fazendo com que a vedação e lubrificação sejam mais confiáveis. Está em conformidade com a Descrição do Item Comercial A-A-58092.

Ferramentas necessárias

Para aplicar corretamente a fita PTFE, você precisará de um par de ferramentas além claro do rolo de fita:

  • Uma chave de boca
  • Uma escova ou pincel secos e de cerdas macias
  • Uma morsa ou chave de apoio para o encaixe da conexão fêmea

Certifique-se de que o PTFE é adequado para o trabalho. Deve ser usado somente em roscas cônica macho. Não o utilize em roscas paralelas (BSP) ou em extremidades como JIC, cone e rosca e adaptadores para tubos.

  • Primeiro, use a escova ou pincel de cerdas macias para limpar completamente as roscas macho e fêmea para remover todos os particulados ou outras impurezas que foram previamente aplicados. Use uma fita de 1/4 polegada de largura em roscas de tamanho de 1/8 de polegada, 1/4 de polegada e 3/8 de polegada. Use a fita com largura de 1/2 polegada em roscas de tamanho de 1/2 polegada e maiores.
  • Enrole a fita na direção da espiral da rosca macho começando pelo primeiro filete . A fita nunca deve estender-se para além ou sobre o primeiro fio. Se a fita ficar saliente, a mesma pode rasgar e entrar no sistema de fluido.
  • Mantendo a borda da fita paralela à face da conexão, dê duas a três voltas de fita. O número de rotações depende da espessura da fita PTFE que você está usando. A fita PTFE da Swagelok é mais espessa do que as do mercado de modo que duas a três voltas é suficiente. Se você estiver usando fita mais fina, você precisará dar mais voltas.
  • Quando você tiver aplicado fita suficiente, corte o excesso. Se a fita não ficar plana, pressione firmemente a fita nas roscas. Agora basta apertar a conexão de extremidade macho na conexão de extremidade fêmea correspondente manualmente até onde conseguir. Em seguida, com uma chave, aperte a conexão de extremidade macho até que fique apertada.
  • Uma vez que a conexão esteja apertada, não a afrouxe. Fazer isso poderia significar vazamento pelos fios de roscas.

Caso tenham interesse em conhecer a nossa fita PTFE assim como toda a linha de selantes e vedantes para rosca da Swagelok, entre em contato conosco e solicite uma visita de um consultor. Teremos o maior prazer em atender.

Linha de Selantes e Vedantes de Roscas

Selante de Rosca Anaeróbico SWAK

Fita PTFE

Selante de Rosca sem PTFE

Lubrificante para Roscas

 Solicite orçamento através de nosso carrinho de compras.