Para operadores de óleo e gás, garantir a qualificação da equipe e investir em treinamento são necessidades para minimizar os riscos na indústria de óleo e gás. Estudos mostram que as liberações de hidrocarbonetos representam mais de 40% dos incidentes perigosos relatados anualmente¹. Também foi estimado que 50-70% dos incidentes de hidrocarbonetos têm causas ligadas em parte ou totalmente a fatores humanos².
Prevenção de acidentes relacionados a vazamentos
Em plataformas de óleo e gás, os vazamentos representam um dos riscos potenciais de segurança mais críticos. Em inspeções de sistemas de tubulações de instrumentação realizadas pelo Health and Safety Executive – HSE, agência britânica responsável pelo incentivo, regulamentação e aplicação da saúde, segurança e bem-estar no local de trabalho, descobriu consistentemente que cerca de 26% das conexões contêm falhas – um número que permanece constante desde 2001³. Essas falhas estão relacionadas à falta de estanqueidade, componentes incompatíveis, vazamentos ou instalação incorreta.
Os sistemas de fluido geralmente carregam substâncias perigosas que podem causar danos à equipe – e esses tipos de falhas podem representar um risco que pode ser eliminado com qualificação técnica.
Um bom treinamento sobre tubulação de instrumentação pode ajudar o profissional a executar os procedimentos adequados para uma montagem segura e estanque de uma conexão. Por exemplo, um técnico de manutenção experiente pode ter o hábito de apertar as conexões pelo “sentimento”, mas isso não é uma medida adequada para a estanqueidade da conexão e pode levar à problemas de desempenho. Um bom treinamento – seja para profissionais inexperientes em aplicações de sistemas de fluidos ou técnicos veteranos – pode fornecer as informações mais atuais sobre melhores práticas e técnicas para garantir que as conexões críticas sejam feitas mantendo a segurança do sistema.
Prevenção de acidentes relacionados à pressão.
Os sistemas de fluidos operam sob altas pressões e existem alguns cenários de comprometimento da segurança que podem ocorrer se as medidas de segurança adequadas não forem seguidas.
Primeiro, um técnico nunca deve apertar qualquer componente do sistemas de fluido ou de amostragem enquanto este estiver sob pressão. Fazer isso pode levar a um escape. Além disso, é uma prática recomendada desmontar completamente uma conexão para identificar possíveis problemas subjacentes que possam ter causado o seu afrouxamento. Um técnico bem treinado seguirá essas duas práticas recomendadas.
Os técnicos também devem ser capazes de determinar com sucesso quando um sistema está totalmente isolado ao lidar com uma fonte de alta energia (pressão), independentemente de a fonte estar transportando ou não uma substância perigosa. Mesmo pequenas quantidades de pressão armazenada que permanecem em um sistema têm o potencial de causar danos. Mais uma vez, um técnico bem qualificado será capaz de determinar com mais segurança quando um sistema está totalmente despressurizado.
Eliminar erros de instalação e reduzir acidentes relacionados à pressão são apenas alguns benefícios de segurança que os operadores de plataformas de óleo e gás podem perceber quando investem em treinamentos para suas equipes.
Quer saber mais sobre como qualificar sua equipe para conseguir mais segurança na sua instalação?
A Swagelok – Tecflux oferece uma variedade de treinamento para profissionais que atuam no segmento de óleo e gás, ministrados por especialistas certificados internacionalmente.
1. Offshore Statistics & Regulatory Activity Report 2018, UK Health and Safety Executive (HSE)
2. Hydrocarbon Release Reduction Toolkit, Step Change in Safety
3. Hydrocarbon Releases Offshore Information Sheet No. 2 / 2009, HSE