Pesquisar

Notícias

Soluções para Sistemas de Amostragem

Um sistema de amostragem é composto por diversos componentes e seu correto dimensionamento é crucial para que a análise da amostra seja ela gasosa ou líquida, esteja sendo analisada de forma adequada. Para entendermos melhor isso, é importante citar três fatores que definem como uma amostra deve ser :

  • Representativa – Mantém a pureza da amostra
  • Em tempo – Proporciona tempo de resposta rápido
  • Compatível – A amostra deve ser segura para o analisador

Para que a análise da amostra seja confiável, é importante ela ter essas três características, caso contrário, os resultados não serão compatíveis e isso pode acarretar em diversos problemas e prejuízos.

Pensando em todos esses fatores, a Swagelok desenvolveu uma série de produtos e soluções para proporcionar um condicionamento da amostra para que atenda os três requisitos básicos de um Sistema de Amostragem e é sobre eles que vamos falar.

  • SONDA DE AMOSTRAGEM – PROBE

O início da retirada da amostra de uma linha de processo se faz através da Probe que é um trecho de tubo com diâmetros e comprimentos que devem ser calculados de acordo com cada processo e que são fixados através de flanges, conexões roscadas e ainda podem ser montadas com válvulas de simples e duplo bloqueio. A função da sonda de amostragem é fazer a coleta no meio da tubulação por onde passa a amostra, fazendo uma filtragem e conduzindo uma porção ideal do fluido a ser analisado. Para dimensionar corretamente uma sonda de amostragem é necessário levar em conta o diâmetro da tubulação do processo, velocidade da amostra, pressão e realizar o cálculo de ressonância que o fluído pode gerar na sonda. Para todos esses cálculos, nossa equipe de engenheiros pode lhe ajudar.

  • FIELD STATION – REDUÇÃO DE PRESSÃO

Logo após a coleta de uma amostra gasosa do processo, o Field Station é responsável para reduzir a pressão do gás antes que o fluido chegue ao analisador. Transportar o gás com uma pressão reduzida, oferece três grandes benefícios:

  • Melhora o tempo de resposta para o analisador
  • Diminui a condensação
  • Deixa o ambiente mais seguro
  • FAST LOOP

O módulo Fast Loop é indicado para aumentar a vazão em linhas mais longas, reduzindo o tempo de resposta (delay) para o analisador. Composto por um filtro de bypass especialmente projetado para este tipo de sistema, ele reduz a quantidade de amostra que é enviada para o flare ou descarte e ainda ajuda a o módulo a trabalhar com vazões mais altas. Com diversos tipos de configurações, se torna uma solução extremamente versátil para aumentar a velocidade em seu sistema de amostragem.

  • CSM – MÓDULO DE CALIBRAÇÃO E SELEÇÃO

Este módulo tem a função de proteger o analisador, fazendo com que a amostra atenda os requisitos do instrumento que na maioria dos casos, são extremamente sensíveis e caros. Qualquer problema com particulado, vazão e pressão na amostra, podem danificar o analisador. Ele é composto por componentes modulares que reduzem o tamanho do sistema e além de ajudar nas variáveis já citadas, possui a opção de receber várias amostras diferentes e fazer a seleção de qual delas deve ir para o analisador, através de válvulas acionadas pneumaticamente.

Com todos estes componentes, é possível fazer com que a amostra do seu processo não seja alterada/modificada (Representativa), que chegue no tempo desejado e que não danifique o analisador (Em tempo e Compatível).

Para maiores informações sobre nossas Soluções para Sistemas de Amostragem, acesse nosso catálogo aqui ou entre em contato conosco.