Teste de Corrosão em Conexões Anilhadas em aço inoxidável

Recebemos algumas vezes solicitações de clientes procurando por ligas especiais em Conexões Anilhadas, pois estavam  tendo problemas de corrosão por pitting ou fratura no aço inoxidável 316 em suas aplicações que eles não viram anteriormente. Esta situação fez com que procurassem produtos de liga superior nas suas aplicações para combater a corrosão, resultando em custos e prazos de entrega muito elevados.

POR QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO?

O aumento da tecnologia nas usinas siderúrgicas permitiu que os fabricantes mantenham suas tolerâncias mais apertadas e fabriquem o aço inoxidável 316 ao mínimo dos padrões da ASTM, resultando em tendências da indústria agora com 10% de níquel e 16% de teor de cromo. Esta redução do teor de níquel e cromo é um dos principais contribuintes para o atual problema de corrosão visto em vários mercados e indústrias.

NOSSA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA

A Swagelok possui a sua própria norma de fabricação do aço inoxidável e trabalha com especificações mais estreitas em relação a norma ASTM, mantendo por exemplo, um mínimo de 12% de níquel e 17% de cromo em nosso aço inoxidável 316 e isso é apenas uma parte do todo. Possuímos todo o processo de fabricação do início ao fim e temos um processo único e patenteado de Carbonização a Baixa Temperatura mais conhecido como SAT12.

RESULTADOS

Após mais de 700 horas no ambiente de teste, as porcas de aço inoxidável 316 de outras marcas mostrou claramente craqueamento.

A Swagelok realizou um rigoroso teste de água salgada com duração de 720 horas a 65 graus Celsius com umidade cíclica para demonstrar que as conexões Swagelok possuem uma resistência superior à corrosão. Este teste foi realizado usando conexões de aço inoxidável em tubos de aço inoxidável e conexões de aço inoxidável em tubos de ligas especiais (Combinações de engenharia). 72 conexões de dupla anilha da Swagelok foram testadas e nenhuma das extremidades das conexões vazaram ou mostraram qualquer indicação de fratura. Foram testadas 110 conexões dupla anilha de 8 diferentes marcas. Conforme mostrado nas imagens acima, 43 dessas conexões ficaram visivelmente fraturadas e três vazaram durante o teste.

Acesse aqui os dois testes que a Swagelok fez e seus resultados:

PTR-4183

PTR-4184

Caso queira mais informações sobre como a Swagelok pode lhe ajudar em problemas com corrosão, entre em contato conosco.