Por que o hidrogênio verde é uma fonte de combustível sustentável

Soluções em sistemas de fluidos para hidrogênio e outros combustíveis alternativos
Soluções em sistemas de fluidos para hidrogênio e outros combustíveis alternativos

Hidrogênio: um Combustível Alternativo Verdadeiramente Sustentável
Chuck Hayes, Swagelok

O mundo continua a desenvolver alternativas aos combustíveis fósseis, sendo a sustentabilidade o principal motivador. Reduzir e eliminar completamente as emissões de dióxido de carbono (CO₂) provenientes de uma ampla variedade de aplicações é um objetivo cada vez mais importante.

Quando se trata de qualquer combustível alternativo potencial, é importante perguntar: é realmente sustentável?

Os críticos fizeram esta pergunta sobre o hidrogênio, um dos combustíveis alternativos mais promissores que continua a ganhar força em muitas aplicações. A resposta é: “Sim, o hidrogênio pode ser um combustível alternativo sustentável”. E nesta última parte da nossa série, desmascarando os mitos mais comuns sobre o hidrogênio, exploraremos as diferentes formas como o hidrogênio é produzido e por que ele representa uma opção de combustível alternativo verdadeiramente sustentável.

Tipos de Combustível de Hidrogênio e Métodos de Produção

É importante notar que a sustentabilidade do hidrogênio depende da forma como ele é produzido. É necessária energia para produzir hidrogênio, e a fonte dessa energia e o método de produção utilizado determinam até que ponto o hidrogênio é realmente sustentável. Para entender quão “limpa” é a produção de hidrogênio, é importante compreender as diferentes cores pelas quais ele é classificado:

Hidrogênio Cinza

O hidrogênio cinza é produzido a partir de combustíveis fósseis

O hidrogênio cinza é produzido a partir de combustíveis fósseis, resultando em emissões de uma quantidade reduzida de dióxido de carbono em comparação com a queima direta de combustíveis fósseis. Hoje, o hidrogênio cinza é o mais barato de gerar e representa a maior parte da produção mundial de hidrogênio.

Dois métodos de produção são usados principalmente para criar hidrogênio cinza: reforma a vapor do gás natural (metano) e gaseificação de carvão. Ambos os processos liberam CO₂ na atmosfera, tornando o hidrogênio cinza o menos sustentável dos tipos abordados aqui.

Hidrogênio Azul

Da mesma forma que o hidrogênio cinza, o hidrogênio azul é produzido através da reforma a vapor do metano e da gaseificação do carvão

Da mesma forma que o hidrogênio cinza, o hidrogênio azul é produzido através da reforma a vapor do metano e da gaseificação do carvão. Contudo, no processo de produção de hidrogênio azul, as emissões de CO₂ são capturadas e armazenadas em vez de serem liberadas na atmosfera.

Essa captura de carbono resulta na classificação do hidrogênio azul como um combustível de baixo carbono e uma opção mais sustentável do que o hidrogênio cinza. Porém, o processo de captura de carbono agrega custos ao ciclo produtivo, elevando ligeiramente o preço do combustível.

Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde é produzido por eletrólise, um processo que divide a água em oxigênio e hidrogênio

O hidrogênio verde é produzido por eletrólise, um processo que divide a água em oxigênio e hidrogênio. Para ser classificado como verde, o processo de eletrólise deve utilizar eletricidade renovável gerada a partir de energia eólica ou solar. Essas medidas garantem que o hidrogênio verde é uma verdadeira fonte de combustível com emissões zero. A utilização dessas alternativas limpas aumenta o custo de produção.

Por Que o Custo do Hidrogênio Está Diminuindo?

Embora a produção do hidrogênio azul e verde seja mais cara do que o hidrogênio cinza e os combustíveis fósseis tradicionais, o custo para os consumidores só diminuirá com o tempo. Isso acontecerá por alguns motivos.

Primeiro, os principais produtores de petróleo estão reduzindo os níveis de produção, o que criou preços insustentavelmente baixos. Da mesma forma, estão assumindo compromissos de descarbonização a longo prazo. Essas medidas provavelmente aumentarão os preços da gasolina e do diesel para os consumidores que dirigem veículos com motor de combustão interna (MCI).

Entretanto, os especialistas preveem que o combustível de hidrogênio verde será competitivo em termos de custos com as fontes de combustível tradicionais dentro de 10 anos. Isso se deve em parte à queda do custo da produção de energia solar, eólica e hídrica, o que influenciará ainda mais o preço do hidrogênio. Finalmente, à medida que os governos de todo o mundo promulgam normas mais rigorosas sobre as emissões de dióxido de carbono, espera-se que mais subsídios governamentais incentivem o crescimento da energia limpa.

O Resultado Final

O hidrogênio pode ser produzido de forma sustentável e é uma das alternativas mais ecológicas aos combustíveis fósseis atualmente no mercado. E apesar dos diferentes perfis de sustentabilidade dos diferentes tipos de hidrogênio, mesmo o hidrogênio cinza e azul minimizam as emissões de CO₂ no seu ponto de utilização. Enquanto isso, o investimento significativo no hidrogênio verde só está aumentando em todo o mundo, com as partes interessadas da indústria trabalhando para encontrar mais formas de melhorar a eficiência da produção e reduzir os preços para os usuários finais.

Interessado em aprender mais sobre a economia de energia limpa? Na Swagelok, estamos trabalhando arduamente para fornecer soluções confiáveis de sistemas de fluidos para empresas na vanguarda do hidrogênio e outros combustíveis alternativos, e estamos comprometidos em compartilhar nosso conhecimento.

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