Pesquisar

Notícias

Amostradores Manuais – Conheça este Método de Amostragem

A amostragem com amostradores manuais é um método para extrair fisicamente uma amostra do processo. Estes processos podem ser quentes, cáusticos, inflamáveis ou inseguros para exposição à equipe da planta. No entanto, é extremamente importante conduzir amostra da tubulação do processo para um recipiente, sem comprometer a segurança. 

Além da segurança, as boas práticas do sistema de amostragem também exigem que a amostra seja coletada em tempo hábil e mantendo as características do fluido do processo atual (representatividade). Se essas práticas não forem seguidas, a amostra coletada pode ser inútil, ou pior, resultar em análise errada ou enganosa do fluido real na tubulação do processo. Isto pode suceder em mudanças no processo que não são necessárias e podem até causar a diminuição da qualidade do sistema.

amostradores manuais
Cilindros de Amostragem – Swagelok

Uma vez que as amostras são coletadas com segurança do processo com amostradores manuais, elas são normalmente transportadas para o Laboratório de Análise. Lá os técnicos realizam medições de propriedades físicas ou analíticas e relatam suas descobertas aos Engenheiros de Processo que devem manter a qualidade do processo.

Coletar amostras fornece um “instantâneo” das características do fluido do processo a qualquer momento. Elas normalmente são usadas para validar sistemas de amostragem contínuos, ou on-line, onde medições analíticas são constantemente realizadas. Isso é comum em plantas menores, com produção e equipes menores, nas quais os painéis de amostragem pode ser o único método de amostragem.

Normalmente, a planta teria múltiplas localizações de amostras em cada duto de produção, e também sistemas auxiliares como vapor ou águas residuais. A Engenharia de Processos pode especificar um cronograma para a coleta de amostras de cada local, de modo que os resultados possam ser calculados como média e todo o lote do processo possa ser estimado. Esse cronograma pode ser horário, diário ou semanal, e depende de muitos fatores, incluindo o tempo do lote de processo e a subjetividade ao desvio.  Em qualquer lugar onde essa análise deva ser realizada, pode haver oportunidade para uma Painel de Coleta de Amostra.

Um painel de amostragem é uma forma conveniente de montar os componentes necessários para retirar a amostra de uma linha de processo, recolhendo a quantidade adequada num recipiente aceitável e devolver a amostra não utilizada ao processo, se necessário. Tudo isso mantendo a segurança e as boas práticas do sistema de amostras.

Conheça os CILINDROS DE AMOSTRAGEM da Swagelok!